A evolução dos meios de comunicação
Os
meios de comunicação são instrumentos que nos auxiliam a receber ou transmitir
informação. Dessa maneira, eles nos ajudam a nos comunicar um com o outro. É
sabido que existem diversos meios de comunicação como, por exemplo, o telefone,
a televisão, o rádio e o jornal. A Internet também nos possibilita
comunicar-nos através de vários meios, como o chat, o blog e o fotoblog. E graças a esses avanços da tecnologia
que cada vez mais os meios de comunicação permitem que nos comuniquemos com
pessoas em maiores distâncias no menor espaço de tempo.
O homem começou por comunicar
entre si através de gestos e sons. Ao longo do tempo foram sendo descobertas
pinturas elaboradas pelos primórdios nas paredes retratando situações do seu cotidiano,
como já verificamos anteriormente, às quais designamos por pinturas rupestres.
Estas pinturas podem ser observadas em vários locais do mundo.
Fazendo
uma breve contextualização sobre os meios de comunicação tradicionais podemos
elencar algumas aqui. Atualmente, o rádio é um dos meios de comunicação
mais utilizados, porque é um instrumento de baixo custo e pequeno porte. O
rádio é um aparelho que transmite som e
que apresenta uma programação
diversificada o que aumenta ainda mais o número de pessoas que
escutam rádio. No Brasil, o rádio é muito importante porque, em certas
regiões do país, é o único veículo de comunicação que consegue chegar,
informando e divertindo a população.
Os
jornais ganharam força a partir da invenção da prensa móvel de Gutenberg. Eles
são um meio de comunicação impresso e,
apesar de longos anos de existência, continuam sendo uma das principais fontes de informação da
sociedade atual. Ele geralmente é diário e
aborda uma diversidade de temas como
economia, esporte, política e cultura. Os jornais conseguem atingir um grande
número de pessoas. O primeiro jornal 100% brasileiro foi o Jornal do Rio
de Janeiro, publicado em 1808.
Como o
jornal, a revista também é um meio impresso, só que enquanto o jornal possui
matérias diversificadas para vários tipos de públicos, a revista geralmente
possui pessoas interessadas naquele assunto. Por exemplo, existem de educação
para pais e professores, revistas de moda, muito comprada por estilistas e
profissionais da área. A revista não publicada todo dia algumas são semanais e
quinzenais. A primeira revista de vida regular no Brasil foi publicada em 1980
em se chamava Revista Ilustrada.
A Televisão. A televisão permite chegar a grandes audiências. A
publicidade na televisão permite conhecer a muitas marcas e tem contribuído ao
êxito de numerosos produtos. A televisão permite transmitir uma mensagem
mediante imagens e sons. Atualmente a existência de numerosos canais com
programas especializados permite chegar a grupos populacionais mais
específicos. As televisões locais ou regionais e as programações regionais das
cadeias nacionais permitem anunciar-se em zonas especificas dos países. O
anuncio comercial padrão típico na televisão Brasileira é de 30 segundos e na
Espanha é de 20 segundos.
A imprensa. Nos últimos anos têm-se produzido um fenômeno de
especialização das revistas. No Brasil existem várias revistas para os
aficionados em carros ou para decoração. As revistas especializadas permitem
aos anunciantes a levar sua mensagem a grupos populacionais muito bem
definidos, como os amantes das motos. Os jornais locais ou as edições locais dos
jornais nacionais facilitam levar a mensagem aos consumidores de uma
determinada localidade. Incluindo os grandes jornais das cidades importantes
costumam ter edições por zonas que facilitam aos comerciantes de cada zona a
comunicação com seu bairro ou comunidade.
A
internet, por exemplo, foi uma revolução em nível da comunicação atual, visto
que permite que as informações sejam obtidas com extrema rapidez e facilidade.
Algumas redes sociais possibilitam a comunicação instantânea entre pessoas
localizadas em diferentes lugares. Outro avanço é a realização de cursos à
distância, que podem ser realizados através de aulas acompanhadas pelo
computador. A Internet é
uma rede de redes em escala mundial de milhões de computadores que permite o
acesso à informações de todo tipo e transferência de dados. A Internet é um meio de comunicação hipermídia, ou
seja, que aplica a multimídia (diversos meios simultaneamente, como escrita e
audiovisual) em conjunto com a hipertextualidade (caminhos não lineares de leitura
do texto). E isso permite que possamos nos comunicar de diversas maneiras,
através de textos, vídeos e
imagens com pessoas do mundo inteiro em tempo real. As notícias e
informações podem ser colocadas a qualquer momento na Internet, permitindo que
milhões de pessoas tenham acesso a elas.
Portanto,
podemos admitir que os meios de comunicação sempre estiveram presentes na vida
do homem quer em tempos idos, quer atualmente, sendo estes essenciais para a
difusão das informações (jornais, revistas, televisão, rádio, internet, etc.) e
para as atividades económicas.
Bom dia a tod@s!
ResponderExcluirCriamos esse blog, com o intuito de expor algumas informações sobre os meios de comunicação, ou melhor, de como os meios como o computador podem contribuir positivamente para/com a educação, obtivemos a orientação da querida e excelente professora Benilda Silva, no decorrer na disciplina “o computador como recurso didático”, que com toda certeza nos propiciou uma excelente aprendizagem!
Abraços virtuais!